Procuro neste blog colocar as pedrinhas que marcam esta jornada rumo à minha formação profissional como jornalista e professora. Com elas, posso sempre voltar e repensar este caminho. Talvez caminhe sozinha, mas o mais provável é que encontre alguém caminhando também.
quinta-feira, 24 de março de 2011
Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para Educação Infantil
Parece uma pergunta óbvia, mas não é. Afinal, o que significa este livro, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo?
Resolvi escrever sobre isto por causa de uma colega de faculdade, que, após ter estudado um semestre da disciplina de “Educação Infantil: Currículo”, perguntou-me, durante um trabalho: “O que é este negócio (Orientações), é um livro?”
Pois é. Não vou me atentar para o fato da colega ter estudado um semestre sobre Educação Infantil e não ter percebido o que este “livro” representa. Tampouco sobre o trabalho do professor da disciplina, que, ao meu ver, deixou a desejar em alguns aspectos.
A verdade é que muitos, tantos alunos, quanto professores, não sabe ainda o que é este livro, chamado de Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens
e Orientações Didáticas para Educação Infantil. Então, vamos lá!
Todos nós sabemos, uns mais, outros menos, que a educação formal exige um currículo, ou seja, o que devemos ensinar-aprender nas escolas. Embora, não nos atentemos para isto, a Educação Infantil também tem. Mas seu currículo não segue a lógica do Ensino Fundamental, que é dividido por disciplinas como Língua Portuguesa, História e Geografia, Ciências, Matemática, entre outras. Até mesmo porque o objetivo da Educação Infantil é outro.
A Educação Infantil é considerada como a primeira etapa da educação básica no Brasil. Não se trata de mero assistencialismo, como foi no passado, mas sim de uma fase essencial e singular para a criança se desenvolver.
Mas o que ensinar? Para isto, a SME desenvolveu as Orientações Curriculares, ou seja, não se trata de um manual a ser seguido cegamente, mas de uma orientação para nortear o trabalho do professor. Tanto que ali não existem conteúdos prontos, mas o que o aluno pode aprender naquele estágio ou ano, as expectativas de aprendizagem, e como alcançar estas expectativas, as orientações didáticas.
O material foi desenvolvido pela Diretoria de Orientação Técnica – Educação Infantil da SME, mas envolveu especialistas de diferentes áreas, além de educadores, gestores de educação, gestores de Políticas Públicas e grupo de trabalho composto por
organizações não governamentais, terceiro setor, sociedade civil e pesquisadores de
Educação Infantil ligados a Universidades ou Centros de Pesquisa.
Vale lembrar que existem Orientações Curriculares para Ensino Fundamental,Para Educação de Jovens e Adultos, para Educação Especial, entre outras.
Este documento está disponível no site da Prefeitura. Para ter conhecê-lo na íntegra, clique aqui.
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