domingo, 5 de setembro de 2010

Diário de Professor: 2009-2010 - Um ano de esperanças, incertezas, vitórias e desafios!

Hoje já é dia 05/09. E neste período, entre agosto de 2009, quando soube do concurso, e hoje, final da minha primeira semama como professora, muita coisa aconteceu. Como diz o título, foi um ano repleto de emoções. Algumas delas, nunca havia sentido.

A retrospectiva básica é esta: Em novembro/2009, saiu o edital do concurso. Em fevereiro e março/2010 foi a prova. Alguns dia depois, vi que havia acertado 48, de 60 questões em um concurso, e 44 de 60, do outro. Em maio/2010, soube que passei nos dois. Em agosto/2010, fui convocada em um. No dia 16/08/2010, escolhi a escola, e no mesmo dia, fiz o exame médico e fui considerada apta. E finalmente no dia 27/08/2010, tomei posse na escola que escolhi.

Falando assim, até parece que foi fácil esperar um ano para mudar de vida. Não. Não foi. E neste ano aprendi o que é paciência.

Já escrevi um pouco sobre a mudança de carreira que fiz, e a volta à educação. Portanto, esta parte, vou pular. Hoje quero contar sobre depois que já havia decidido voltar à educação.

Em primeiro. Estudei pra caramba. Sei que vai ter gente chata que vai dizer "Ah, eu não estudei e passei!". Não me importo com este tipo de comentário. Eu estudei pra caramba e não me arrependo. Vi que, de alguma forma, mereci passar. E o melhor, aprendi e reaprendi muitas coisas. A paixão pela educação aumentou, e vi o gostinho do que é se matar para ganhar algo, como um atleta que ganha a medalha de ouro após anos de treino.

Segundo. Tive que ter paciência. Segui o que Jesus fala: a ansiedade não vai acrescentar nem uma hora a mais em minha vida. Tive que ter paciência para esperar as provas, para esperar o gabarito, para esperar a aprovação, para ver a classificação, para ser convocada, para escolher a escolha, e agora, tenho que ter paciência para conquistar a confiança dos pais, dos colegas de profissão e principalmente, dos maus alunos.

Terceiro. Percebi que o desafio só está começando. Nada até aqui se compara com o desafio de ser professora, de verdade. Enquanto estamos estudando, tudo é lindo e perfeito. Todas as teorias são maravilhosas e os caras que as escrevem são os melhores do mundo. mas só quando estamos de frente para 30 alunos percebemos que as teorias somente nada fazem. Não posso as seguir como uma Bíblia. Tenho que fazer meu próprio caminho. Claro, baseadas em muitas teorias e experiências já registradas ao longo dos anos. Mas meu caminho, é meu caminho. E isto acontecerá todos os anos, pois a cada ano, novos alunos, novos desafios.

Assim, feliz e muito realizada, inicio este espaço e alerto desde já: A educação pública não é perfeita. Os alunos não são perfeitos. Os professores não são perfeitos. As teorias não são perfeitas. Eu não sou perfeita. Mas na imperfeição da vida, descobrimos a perfeição de viver!

Bem vindos ao meu caminho pedagógico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário