quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Diário de Professor: Desafio à vista - Alfabetização

Sabemos que a alfabetização e o letramento ocorrem desde que nascemos, afinal, sempre estamos em contato com o mundo letrado. Por conta disto, sempre estimulei muito a leitura e escrita entre meus alunos da Educação Infantil e alguns, antes de chegar ao pré, já estavam lendo.

Mas é no Ensino Fundamental que a expectativa em torno da alfabetização se torna concreta, afinal, nesta fase, eles já estão maduros para isto.

E hoje aceitei assumir uma sala de segundo ano, antiga primeira série. O que isto lembra? Claro! É o ano da alfabetização. Que desafio!!!

Na minha última postagem no Diário de Professor, havia comentado que na Prefeitura de São Paulo ficarei como módulo, ou seja, eventual.

Como tinha as tardes livres, e sempre tive vontade de trabalhar nesta escola particular aqui perto de casa, aceitei o desafio, mas confesso: estou com medo!

Sim, estou com medo. Afinal, sempre fui professora de Educação Infantil, e agora, serei também de Fundamental. Ou seja, terei que estudar muito mais.

Não que não estude para EI, mas agora terei de estudar outras coisas. Não sei qual é mais difícil. Aliás, as duas áreas são difíceis. Espero compartilhar aqui as diferenças entre EI e EF.

Uma coisa que também achei bem legal é que trabalharei na rede pública e também na particular. Quero muito aprender nas duas, pois sei que as duas têm muito a acrescentar em minha formação, que é eterna, ou como dizem por aí, "continuada".

Vamos lá! Feliz 2011!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário