domingo, 10 de abril de 2011

Filme "O Triunfo" mostra que professor pode sim, fazer diferença na vida de alunos socialmente vulneráveis



Sabe aquela história de que é impossível mudar a situação de alunos rebeldes, sem limites e que não querem aprender? Pois é. Aqui no Brasil é muito fácil ver isto. Aliás, para quem está na área da educação ou não, o que a gent mais escuta é isto: é impossível!

Eu já sou utópica naturalmente, sem nada, nem ninguém precisar me inspirar. Mas quando assisto filmes como "O Triunfo", de Honda Haines, aí que acredito mais na educação e no papel fundamental do professor.




O filme, baseado em fatos reais, conta a história do professor Ron Clark, que sai de uma escola na zona rural da Carolina do Norte, para se aventurar em uma de Nova York. Lá, descobre alunos rebeldes e acostumados a irem mal na escola, com baixa autoestima e problemas familiares que só agravam a situação.

Este roteiro não é novidade nenhuma, afinal, temos muitos outros filmes com esta temática. Mas sabe o que é mais legal? Este filme, assim como outros, é baseado em fatos reais. Sim, este Ron Clark existe!


Olha ele aí, ao lado do ator que o interpretou no filme.

Aí eu fico pensando: Por que tantos professores que conheço não acreditam que podem mudar a vida dos alunos? Por que acham isto tão impossível?

Muitos vão falar: Não dá pra comparar Estados Unidos com o Brasil. Mas eu não concordo. Rebeldia e descrédtio na educação está em todo lugar, e só é possível mudar esta visão, quando mudamos nosso olhar em primeiro lugar.

Recomendo muito este filme! Assistam.

Ai, gente...como adoro estes filmes "utópicos-reais"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário