segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cerca de 10% da rede pública sofrem com transtornos mentais

O Jornal da Tarde publicou com exclusividade, baseado em dados da Secretaria de Gestão e Desburocratização que 10 % dos professores sofrem com transtornos mentais ou comportamentais.

Segundo o jornal, o estudo aponta o crescimento dos problemas psiquiátricos entre os professores. Dos 16 mil professores afastados no ano passado por problemas de saúde, 30% foram por transtornos mentais. Em 1999, esses transtornos eram responsáveis por cerca de 16% dos afastamentos.

O que falar diante deste problema? O que falar, não sei. O que perguntar, muitas coisas.

Será que todos estes professores estão realmente com problemas?
Por que isto acontece? Falta de preparo?
O que acontece com os alunos? Há professores substitutos para eles?
O que poderia ser feito?

Como futura professora da rede municipal, olho com receio estes dados. É este o futuro que me aguarda? Será que estes professores foram aqueles que se mataram para mudar a realidade ou são oportunistas em busca de licenças-médicas para ganhar e não trabalhar?

Falo isto porque conheço alguns casos assim. E isto me preocupa mais ainda. Se um profissional se sujeita a passar como doente porque não aguenta a sala de aula, o que será dos nossos alunos? Da sociedade?

Torço para que se recuperem e para que aqueles que mentem, sejam descobertos. Quanto a mim, espero fazer diferença e não fazer parte desta estatística.n

Nenhum comentário:

Postar um comentário