quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011 - Meu caminho pedagógico em poucas palavras


Como toda restrospectiva, sempre corremos o risco de esquecer algo ou de não dar tanto valor ao que futuramente pode fazer toda a diferença em nossas vidas, mas vou tentar.

Estava já conformada com meu cargo como módulo na Emei, quando, no final de janeiro, a diretora de uma escola particular de Guaianases, me chamou para trabalhar. Gostei do desafio, afinal, seria minha primeira experiência no Ensino Fundamental. Mas na mesma duas semanas depois fui convocada para a vaga do concurso para professor de Educãção Infantil da Prefeitura de São Paulo. Não vou ser hipócrita: realmente, o salário foi o fator determinante. Ele era simplesmente quase o triplo do que ganharia na particular. Pedi demissão e depois que a professora que ficou no meu lugar foi contratada e se adaptou, sai da escola.

Achei tudo muito diferente na creche, e ali percebi o que significa "cuidar e educar como um processo indissociável". Realmente fazemos muito as duas coisas.
Fiquei como módulo até julho, quando substitui uma professora que ficou de licença-gestante. Assumi um mini-grupo. Adorei.

Confesso que mais aprendi do que ensinei (eu acho). Tudo foi muito novo pra mim, pois, minha formação no CEFAM e na facul (que graças a Deus, estou terminando) quase não falou de Educação Infantil, muito menos de creche. Mas acredito piamente em minha formação continuada e corri atrás do prejuízo.

Na Emei, fui professora do laboratório de Informática, e pude desenvolver um trabalho bem bacana, que pode ser visto no blog http://tectecnaemei.blogspot.com.

Na faculdade, meu primeiro semestre foi um desastre. As aulas foram muito fracas (desculpem, mas é a realidade do nosso "sistema privado de Ensino Superior"), mesmo assim, fechei com notas altas. Já no segundo semestre, mesmo cansada, tive gosto de estudar. Aulas desafiadoras com professores qualificados. Adorei. Ah...uma outra realidade: fechei com a média em Metodologia de Matemática. Não fugi à regra da maioria dos professores, mesmo com esforço. Resquícios da falta de aulas de matemática em minha formação básica.

Como fiquei com medo de novamente ser módulo na Emei, e querendo novos desafios, pedi remoção para uma EMEF. E deu certo. Peguei uma quarta série!

Na creche, fiquei como módulo novamente, mas eu chego lá!!!

Na facul...não vejo a hora de terminar, só isto a declarar!!!

Olhando assim, parace que foi tudo fácil. Mas não foi. Ficar o dia inteiro fora de casa foi um horror. A sorte é que tive duas noite livres porque eliminei matérias. Este ano, só terei as sextas. Mas já é um alívio.

Esta é a realidade de uma professora. Trabalha bastante, estuda muito e, por enquanto, não tem do que reclamar! Afinal, eu quis isto. Bom 2012!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário